Metrópole Parque promove campanha de coleta de lixo eletrônico
Teclados, computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos em desuso podem ganhar uma destinação ambientalmente adequada. O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) realiza, até 17 de setembro, uma campanha de coleta de lixo eletrônico. Para isso, um Ecotrailer está instalado no estacionamento do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), ao lado do bicicletário, para receber os materiais.
A iniciativa é aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral e busca incentivar práticas sustentáveis, a logística reversa e o descarte adequado de equipamentos eletrônicos. Desde 2023, mais de duas toneladas de resíduos eletrônicos já foram recolhidas nas campanhas promovidas pelo Metrópole Parque.
O descarte correto é importante porque equipamentos eletrônicos podem conter componentes e substâncias capazes de contaminar o solo e a água quando destinados de forma inadequada. De acordo com a pesquisa “Resíduos Eletrônicos no Brasil 2025”, embora 66% dos brasileiros saibam o que é lixo eletrônico, quatro em cada dez ainda guardam aparelhos sem uso por não saberem onde ou como descartá-los.
O Ecotrailer recebe eletroeletrônicos e eletrodomésticos de pequeno e médio porte, com até aproximadamente 40 centímetros, desde que caibam na abertura do coletor. Entre os itens aceitos estão celulares, tablets, notebooks, computadores e peças, teclados, mouses, monitores pequenos, roteadores, carregadores, cabos, fones de ouvido, videogames, câmeras, aparelhos de DVD, pequenos aparelhos de som, calculadoras, além de eletrodomésticos como ferros de passar, secadores, liquidificadores, cafeteiras e sanduicheiras.
Pilhas e lâmpadas não devem ser descartadas no Ecotrailer. Equipamentos de maior porte, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, também não devem ser colocados no coletor. Para itens maiores, é possível solicitar coleta domiciliar gratuita pelo EcoZap, mediante agendamento pelo número (84) 99966-4010.
A campanha conta com o apoio da Natal Reciclagem, empresa especializada em engenharia reversa de eletrônicos e eletrodomésticos.
Fonte: Metrópole Parque Parque: Fotos: Lenart Verissimo/Metrópo


Nenhum comentário:
Postar um comentário