sábado, 10 de abril de 2021

 


 

 Qual a primeira equipe de futebol amador formada em Currais Novos?

 

   A primeira equipe de futebol amadora formada em Currais Novos, foi a equipe do "Tiro de Guerra 217", que começou a ser pensada em uma resenha na bodega (espaço para pequena venda)  do Sr.  Manoel Macaco que ficava no Mercado Público, centro da cidade. Estavam reunidos os Senhores José Bezerra, José Leônidas Galvão, Sr. Quintino Medeiros, entre outros, que tratavam de questões futebolísticas.


    O esporte preferido pela maioria dos brasileiros, também tinha seus praticantes na Terra da Xelita e desde de 1930 que resolveram fundar um clube de futebol local, para disputar campeonatos na região. De início foi formado o "Tiro de Guerra 217" , no qual o Sr. José Bezerra jogava na posição de ponte. Já em 1934, Dona Zuzu Pereira organizou o Currais Novos Esporte Clube, que formou a base para o Seridó Esporte Clube, que foi o primeiro campeão de futebol Municipal no ano de 1949. O Cel. José Bezerra foi deslocado de ponta para uma posição que fazia jus à sua moral, a de juiz(árbitro) das partidas. O time disputava partidas locais e na redondeza(região). Os jogos eram animados, a torcida vibrava com os passes, as avançadas, os dribles, as defesas e os gols. Explodiam entusiasmados quando a bola ultrapassava o limite da trave. As disputas eram acirradas, mas o juiz sempre conseguia manter a disciplina em campo. Sua moral era tanta, que bastava um olhar para os jogadores obedecessem-no. Em alguns momentos, pareciam estar vendo a figura do seu avô.

      Em 1949, foi criada a "Liga Curraisnovense de Desportos", que contou com quatro filiados e que disputaram o primeiro campeonato da cidade de forma oficial.   Os quatros times da época eram: Seridó Esporte Clube, Brejuí Esporte Clube, São Francisco Futebol Clube e o Potiguar Futebol Clube.

      A Liga pediu filiação a Liga Norte rio-grandense de Desporto no mesmo ano e foi feita a primeira competição de futebol oficial em Currais Novos,  que teve como o grande campeão, a equipe do Seridó Esporte Clube.

   Diretor de honra: Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo, Industrial João Alencar e Cel. Aproniano Pereira

    Diretoria efetiva: Vladimir Vieira (Presidente), Radir Pereira de Araújo(Vice Presidente), Osvaldo Medeiros (1º Secretário), Francisco Xavier( 2º Secretário), Celso Luiz (Tesoureiro), Joanilo de Paula Rego (Orador), José Bezerra de Araújo  (Diretor de Esportes).

Por: Terradaxelita com informações do livro:No rastros das águas/ Dos Jornais Diário de Natal/ Galvãonopolis  

 

OBS:

 Currais Novos foi Distrito de Paz do município de Acari até o ano de 1890, quando, em 15 de outubro, foi elevado à condição de município autônomo e sua sede, à categoria de vila – sendo instalado a 6 de fevereiro de 1891. Em 29 de novembro de 1920, a vila é elevada à categoria de cidade.

Fonte: Cidade.IBGE

       

Nenhum comentário: